sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Estrela dos Amadores e União dos Picos abrem 12ª jornada


    A competição é liderada pelo Scorpion Vermelho.
    A equipa de União dos Picos desloca-se sábado ao concelho do Tarrafal para defrontar às 14:00 o Estrela dos Amadores no jogo da 12ª jornada do campeonato regional de futebol de Santiago Norte, da 1ª divisão.
Por sua vez, o Benfica de Santa Cruz recebe o Desportivo de Calheta também a partir das 14:00, e às 15:00 o Flor Jovem recebe, no Estádio Municipal de Calheta, o Beira-Mar, do Tarrafal.
Às 16:00 o Varandinha do Tarrafal recebe o AJAC de Calheta, enquanto o Desportivo de Santa Cruz entra em campo com o Grémio de Nhagar, em Santa Cruz.
Já no domingo, pelas 15:00, o concelho do Tarrafal recebe mais um jogo, desta feita entre o Real Júnior e São Lourenço. No Estádio Municipal de Santa Cruz, o Scorpion Vermelho recebe o Desportivo de Assomada para mais uma partida da jornada 12, a partir das 16:00.
A prova é liderada pelo Scorpion Vermelho com 27 pontos, seguido do Varandinha (25), Ajac (20), Grémio de Nhagar (19) e Desportivo de Santa Cruz (17).
Seguem-se na classificação o Desportivo de Calheta (16 pontos), Grupo Desportivo do Benfica (15), Beira-Mar (14), Estrela dos Amadores e Flor Jovem (13), União dos Picos (12), Real Júnior (9).
O Grupo Desportivo de São Lourenço, com sete pontos, e o Desportivo de Assomada, com três, são os últimos da tabela.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Fernando Varela lamenta saída de Rui Águas da selecção de Cabo Verde



     O central internacional cabo-verdiano Fernando Varela lamenta a saída de Rui Águas do comando técnico dos "tubarões azuis", afirmando não ser este a melhor altura para Cabo Verde tentar recrutar um novo treinador para os próximos compromissos.

Em entrevista à Rádio de Cabo Verde (RCV), Varela, um dos capitães dos Tubarões Azuis, nome por que é conhecida a selecção de Cabo Verde, disse que esta mudança “mexe sempre com a equipa e com os jogadores”, razão pela qual entende que o ambiente entre a selecção deveria estar melhor, tendo em conta os objectivos que Rui Águas “tem traçado e tem contribuído”.

O futebolista do Steaua de Bucareste (Roménia), reeleito pelo segundo ano consecutivo o melhor jogador estrangeiro a actuar na Roménia, considerou que o ambiente deveria estar “muito melhor dentro da selecção” e recomenda ainda uma “reunião entre todos”, com vista a uma tomada de decisão, para a melhoria da selecção.

Alerta que a aposta de Cabo Verde para os próximos compromissos - qualificação para o Campeonato Africano das Nações, CAN’2017 e Mundial’2017 - irá depender do tempo que for contratado um novo treinador, por enquanto terá de vir com “novas ideais e métodos”, quando a seu ver os jogadores já estavam “conectados com uma ideia” do técnico demissionário.

Para Varela, a selecção nacional agora terá de mudar toda a sua estrutura.

Rui Águas, antigo goleador internacional português, do Benfica e do FC Porto, deixa assim a selecção de futebol de Cabo Verde, um ano e quatro meses depois de substituir Lúcio Antunes na equipa técnica da selecção de Cabo Verde, com um contrato formalizado na gestão do presidente federativo cessante, Mário Semedo, com a duração de dois anos.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Cabo Verde é cada vez mais reconhecido também pelo desporto a nível mundial



 
A ministra da Educação e Desportos afirmou que Cabo Verde é cada vez mais reconhecido, também pelo desporto a nível mundial, “graças” aos objetivos de governação integrada, e da gestão estratégica do desporto nacional.
Fernanda Marques fez essas considerações perante dirigentes desportivos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se encontram reunidos no Sal visando a preparação da 10ª edição dos Jogos Desportivos da CPLP, que terá lugar este ano, em Cabo Verde, no mês de Julho, próximo.
Com alguma satisfação, certificou ao grupo de “elite” desportivo da CPLP, que Cabo Verde tem neste momento uma medalha de ouro no paralímpico – atletismo e lançamento de dardo -, falando também da campanha Tubarões Azuis, para a “vitória permanente”.
Depois de falar das perspetivas, desafios e políticas nacionais do desporto, Fernanda Marques desejou a todos um bom trabalho e “excelente” estadia.
“Estamos muito felizes por acolher os jogos da CPLP, este ano de 2016, com a coragem de o fazer num ano em que o país tem três momentos eleitorais. Por isso, os jogos terão, provavelmente, outra equipa governativa mas será sempre a mesma lógica da governação integrada”, acentuou.
Já o vereador do Desporto da Câmara Municipal do Sal, Pedro Neves destacou as infraestruturas desportivas na ilha, nomeadamente a pista de tartan certificada, placas desportivas polivalentes, o Polidesportivo, campo relvado, que, conforme disse, poderão contribuir para o desenvolvimento das modalidades projetadas para as competições a ter lugar no mês de Julho, a par do Sol e praia, algum vento… do clima, que “favorece” os desportos náuticos e aquáticos.
Durante dois dias de trabalho, os dirigentes desportivos que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) debruçar-se-ão sobre vários assuntos, destacando-se a apresentação do relatório da última reunião da Comissão de Desporto realizada em Maputo, Moçambique, em 2015.
A apresentação e debate do projeto dos Jogos Desportivos da CPLP, a realizar-se na ilha do Sal, em Julho deste ano, a Comissão de Disciplina dos Jogos Desportivos da CPLP e Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto da CPLP, estarão também em cima da mesa de discussão.