sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, vai estar em Cabo Verde brevemente




      O presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho, vai estar em Cabo Verde no mês de Março.
A confirmação foi dada por Paulo Veiga, presidente do Sporting Clube da Praia, em conversa com o DTudo1Pouco. Paulo Veiga confirmou que o presidente do Sporting de Portugal vai estar em Cabo Verde na primeira semana de Março.
Bruno de Carvalho virá para inaugurar as duas Academias do Sporting da Praia, uma na cidade da Praia e outra em São Vicente.
“Para alem disso vamos organizar um convívio com os sportinguistas e vamos aproveitar a sua presença para renovar o nosso protocolo que contempla teste dos seniores e ate estágios”, frisou Paulo Veiga.
Bruno de Carvalho, de 43 anos, é presidente do Sporting desde a época de 2012/2013 e desde então o Sporting já ganhou dois troféus nacionais, a Taça de Portugal e Supertaça Cândido Oliveira.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Fidjós di banana



2 banana maduru
2 ovu
6 kudjer (sopa) Mas ou menus di farinha trigu
4 kudjer di sopa di lete
1 kudjer (chá) di fermentu
4 kudjer (sopa) di asukra
1 kudjer di (chá) di baunilha

Preparason:
Bate banana na likuidifikador ou simplismenti pila ku garfo, poi lete , poi asukra y poi ovo ,djunta tudu keli na banana y mexi..
Dispos ki dja bu mexe ,nes massa poku a pouku ba ta poi farinha ki DJA debi sta musturadu ku fermentu nel y ba ta mexi manenti KU um kudjeron di pô.
Bate ti ki Fika um massa bem musturadu.
Num frigidera poi txeu oleo , na oleo kenti frita massa di Fidjôs, poi massa kru na oleo ku ajuda di um kudjer…Dexa frita ti ki Fika ku cor castanho e Tra fora di oleo.

(**Dika : ka bu frita na lume mutu alto esageradu, PAMODI si oleo sta kenti dimas ,Fidjôs ta bira kemadu faxi ta Fika kru dentru del y ka ta Fika ku forma di bola)

Cachupa

 

Sabores de Cabo Verde: aprenda a fazer uma cachupa tradicional

     Cheira bem… O aroma da comida cabo-verdiana desperta o mais adormecido paladar.
Os pratos típicos compostos pelos mais variados ingredientes são a “desculpa” perfeita para promover o convívio e união entre todos, num ambiente de alegria e boa disposição, como já é hábito do povo.
A cachupa, receita tradicional com lugar de destaque na cozinha, é considerada por muitos a verdadeira iguaria, a rainha, a estrela principal. A sua preparação pode ser um autêntico ritual, que começa na véspera com a colocação do milho e feijões em água fria. Mandioca, carnes e enchidos, couves e batata-doce, são outros ingredientes que dão “vida” a esta receita.
No dia seguinte, a cachupa rica ainda pode ser refogada e servida com linguiça de terra e ovo estrelado, como reforço de pequeno-almoço, apreciado por muitos para manter as baterias carregadas.
Mas, para além da comida, também são várias as bebidas típicas que fazem as delícias de todos. São exemplo disso o grogue (feito à base de rum, água e açúcar) ou o ponche (feito à base de grogue, que poderá ter os mais variados sabores – mel, coco, baunilha, chocolate, morango, etc.) que finalizam o almoço servindo de digestivo.
O cheiro de fazer crescer água na boca é, assim, espalhado a todos os recantos…


Receita de Cachupa
Ingredientes:
1 kg de milho para cachupa;
½ kg de feijão manteiga;
½ kg de feijão encarnado;
150 gr de toucinho;
1 pé de porco;
½ kg de costelas de porco;
2 linguiças de terra;
500 gr de frango;
½ kg de mandioca;
½ kg de inhame;
½ kg de banana verde;
½ kg de batata doce;
¼ de repolho;
4 folhas de couve;
2 chouriços;
2 cebolas médias;
1 pimento;
4 colheres de sopa de vinho ;
2 dentes de alho;
malagueta q.b;
folha de louro q.b;
azeite q.b;
sal q.b.
Preparação:
De véspera, demolhe os feijões e o milho. No dia seguinte, coloque-os numa panela, cubra com água e leve ao lume para cozer. Quando o milho e os feijões estiverem quase cozidos, acrescente os enchidos. Numa frigideira, doure a cebola, o alho e o pimento no azeite, a seguir acrescente as carnes e o toucinho já cortados e temperados com sal, malagueta, vinho e deixe refogar. Acrescente este preparado à panela, onde o milho, os feijões e os enchidos estão a ser cozidos. Corte as hortaliças e acrescente à panela juntamente com folha de louro.
Deixe ferver em lume brando até ficar bem apurada.

Comidas Tipicas Cabo-Verdiana


  

Xerém (Cabo-Verde)

Ingredientes:

  • 200 grs de atum fresco
  • 2 colheres de sopa cheias de banha
  • 1 boa cebola
  • 250 grs de carolo de milho
  • 8 dl de leite de coco
  • sal q.b.
  • piripiri q.b.

Preparação:

Depois do atum arranjado e lavado, corta-se aos bocados e tempera-se com sal e piripiri.
Leva-se um tacho ao lume com a banha e cebola picada a refogar. Assim que a cebola alourar um pouco, junta-se o atum. Deixa-se refogar mais um pouco e adiciona-se o leite de coco. Deixa-se cozer cerca de 5 minutos e, de seguida, deita-se o carolo em chuva. Envolve-se bem e coze em lume brando cerca de 15 minutos. Depois de pronto serve-se imediatamente.



ACERCA DE MIM

    Eu sou carla Afonso sou Aluna na universidade lusófona no curso comunicação e jornalismo 1º ano
    

    Introdução
Acreditaste em mim mais do que eu mesmo, e agora a minha vitória eu dedico a você.
Motivos de orgulho
Consegue estudar desde 1º ano do básico até 1º de superior nunca me reprovei apesar de deficulades

Emprego
Ocupação
Estudante
Competências
Estudante
  • universidade lusofona
    estudante, atualmente

Informaçõ
es Básicas
Sexo
Feminino
À procura de
Trabalhar em rede
Aniversário
26 de novembro



Educação
Universidade Lusófona de Lisboa
Comunicação e Jornalismo, 2015 - atualmenteMINHA PÁGINA  : cabo verde desporto
Contribuidor em

Escola de futebol 'Djarmai' pretende formar nova geração de futebolistas



A Escola 'Djarmai' foi fundada em 2015 na ilha do Maio.

A escola de iniciação ao futebol "Djarmai" pretende formar uma nova geração de futebolistas e, num futuro próximo, criar uma equipa para participar no campeonato regional da segunda divisão, disse o treinador Laurindo Mendes.

Em conversa com a Inforpress, o treinador da Escola de iniciação ao futebol 'Djarmai' explicou que o objetivo da criação da agremiação é formar novos atletas capazes de representar tanto a escola bem como as equipas maienses que venham fazer parte no futuro.

Segundo este responsável, na ilha do Maio existe carência de atletas, razão pela qual algumas equipas sentem necessidade de buscar os futebolistas na ilha de Santiago.

"Este ano pretendemos participar no campeonato sub-17 e, futuramente, formar uma equipa que venha a participar no campeonato da segunda divisão", fez saber Laurindo Mendes.

A Escola 'Djarmai', fundada a 13 de março de 2014, tem vindo a receber alunos com idade compreendida entre os nove e os 17 anos e, atualmente, conta com cerca de 80 atletas, que todos os domingos treinam no estádio municipal.

Laurindo Mendes salienta que, nesse pouco tempo de existência, já começaram a apontar jovens talentos na escola, apesar das dificuldades com que se deparam no dia-a-dia, nomeadamente a falta de materiais e de espaço para treinos.

No entanto, mostra-se esperançado de que, futuramente, as condições venham a melhorar e que da escola 'Djarmai' sairão "grandes atletas" capazes de se aventurarem no futebol fora da ilha e quiçá, de todo Cabo Verde.

"A ilha tem jovens com muito talento, mas é preciso que se faça o trabalho de base. Aliás, este é o nosso propósito", lembrou.

Laurindo Mendes avançou ainda que a escola está aberta para intercâmbios de amizade com outras organizações congéneres do país, de forma a criar mais competição e laços de amizade entre os atletas, pelo que disse esperar que até o próximo verão isso venha a acontecer.

Fundação Benfica calça jovens aspirantes a futebolistas em Cabo Verde



         
A Fundação do Benfica decidiu realizar os sonhos de muitos jovens na aldeia da Ilha de Santiago, em Cabo Verde.
Ao saber que não tinham chuteiras e que jogavam descalços ou apenas com um sapato, porque não tinham suficientes para todos, foi mobilizado uma iniciativa para resolver esta situação.

Nuno Gomes, atual Diretor Geral do Caixa Futebol Campus, liderou uma comitiva encarnada que levou dezenas de pares de chuteiras para aquela Aldeia.

No entanto, quando já tinham entregado as chuteiras aconteceu algo curioso, visto que chegaram mais uma dezenas de crianças e aqueles que tinham recebido as chuteiras decidiram dar um dos sapatos aos seus amigos.

Posteriormente, o Benfica enviou mais chuteiras e equipamentos para as crianças.




     



segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Boa Vista: Académica inicia a defesa do título com vitória sobre o Juventude




Triunfo folgado no arranque da defesa do título do campeão regional da Boa Vista.

Os golos da “ Micá” foram apontados por Saulo, por duas vezes, e Dickson, numa partida em que os avançados da Académica desperdiçaram várias oportunidades de golo



A equipa da Académica iniciou a defesa do título de campeã regional da Boa Vista , ao vencer este sábado, no Estádio Arsénio Ramos, o Juventude por 3-0, em jogo da primeira jornada do campeonato.
Os golos da “ Micá” foram apontados por Saulo, por duas vezes, e Dickson, numa partida em que os avançados da Académica desperdiçaram muitas oportunidades de golo.
Já no segundo jogo da tarde, Sal-Rei venceu o África Show por 3-1, com golos de Kai, que bisou, Spininhe, enquanto Joanito descontou pela equipa do África Show.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Segunda Jornada do Campeonato regional de Futebol – P.Novo


   Académica VS Tarrafal


       O jogo será realizado no dia13 de Janeiro, quarta-feira,
pelas 16 horas no Estádio Municipal.


      Depois da entrada  triunfante na primeira jornada com uma vitória de 8 - 0, frente ao Sporting, vamos com a  Caravana da vitória juntos para a segunda jornada amanhã, esperamos por se adeptos simpatizantes e  amigos porque juntos somos mais fortes, força Micá.


segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Regional do Fogo: Académica e Vulcânico partilham liderança




Nenhuma das equipas, Académica e Vulcânico, quer sair da liderança e pela segunda jornada consecutiva as duas formações continuam em igualdade pontual.
Na oitava jornada do Regional da Ilha do Fogo o Vulcânico venceu o Botafogo por 3-2, mesmo resultado no jogo entre Cutelino e Académica, vitoria para a ‘Mica’. A Académica fica na frente da tabela classificativa pois tem mais golos marcados do que o Vulcânico.
Resultados da oitava jornada:
Vulcânico 3-2 Botafogo
União São Lourenço 3-2 Juventude
Cutelinho 2-3 Académica
Baxada 3-2 Nô Pintcha
Valência 1-2 Spartak

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Beto é o novo selecionador de Cabo Verde

         Rui Águias está de saída do cargo.


   Felisberto Cardoso é o novo selecionador de futebol de Cabo Verde.


 Numa conferência de imprensa, realizado esta segunda-feira na sede da FCF, Victor Osório, presidente da Federação Cabo-Verdiana de Futebol, apresentou Felisberto Cardoso, mais conhecido por “Beto”, como o novo selecionador nacional.


Felisberto é um dos treinadores mais intitulado em Cabo-Verde, já foi por várias vezes campeão nacional e regional ao serviço do Sporting da Praia e foi adjunto de Lúcio Antunes e Rui Águas na seleção nacional nas ultimas fases preliminares e fases finais dos campeonatos Africanos de futebol que os "tubarões azuis" disputaram.


Estes foram alguns dos factores importantes que levaram a sua nomeação, por parte da FCF, como novo técnico dos Tubarões Azuis.

Boavista vence Eugénio Lima por 3-0 e segue em frente na Taça Praia

      Márcio Matxona, Lambreta e Vika apontaram os golos.

      O Boavista da Praia venceu esta terça-feira, no Estádio da Várzea, o Eugénio Lima por 3-0 em jogo da segunda eliminatória da Taça Praia, naquele que foi o último jogo do ano na região desportiva de Santiago Sul.
O "inevitável" Márcio Matxona, Lambreta e Vika foram os marcadores dos golos que ditaram a passagem dos boavistenses para a quarta eliminatória da competição, conforme ditou o sorteio da Associação Regional de Santiago Sul.
Nos outros jogos da segunda eliminatória, os Travadores venceram o Celtic por 1-0, o Delta venceu o Desportivo por 3-0, nas grandes penalidades, depois de um empate durante o tempo regulamentar, e a Académica venceu o Varanda por 1-0.
Destaque nesta eliminatória para a goleada de 8-0 que o Sporting impôs a ASA Grande, que era a única equipa do segundo escalão presente nesta fase da Taça Praia.
Resultado e jogos da 2ª eliminatória da Taça Praia:
Varanda 0 - Académica 1, Sporting 8 - ASA Grande 0;
Delta 3 - Desportivo da Praia 0, (3-0 nas grandes penalidades), Travadores 1 - Celtic 0; Eugénio Lima 0 - Boavista 3.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Cabo Verde continua a ser o melhor entre os outros países lusófonos

'Tubarões Azuis' ocupam agora o 39.º lugar no Ranking FIFA.



Entre os outros países lusófonos, Cabo Verde continua a ser o melhor, apesar de ter descido sete posições, para o 39.º lugar.
A Bélgica permanece no topo da hierarquia, à frente de Argentina, que ocupava o terceiro lugar, e Espanha, que regressa ao pódio pela primeira vez desde o Mundial2014, enquanto a Alemanha, campeã do mundo, segue agora no quarto lugar, depois de ‘cair’ dois lugares.
Portugal, que nos particulares de novembro perdeu na Rússia (1-0) e venceu o Luxemburgo (2-0), está agora atrás de Espanha, que subiu do sexto ao segundo lugar, Chile, que se manteve no quinto, e Brasil, que subiu do oitavo para o sexto.
‘Ranking’ da FIFA, a 3 de dezembro:
1. (1) Bélgica, 1.494.
2. (3) Argentina, 1.455.
3. (6) Espanha, 1.370.
4. (2) Alemanha, 1.347.
5. (5) Chile, 1.273.
6. (8) Brasil, 1.251.
7. (4) Portugal, 1.219.
8. (7) Colômbia, 1.211.
9. (9) Inglaterra, 1.106.
10. (10) Áustria, 1.091.
(...)
39. (32) Cabo Verde, 745.
45. (43) Irão, 653.
76. (73) Gabão, 468.
105. (98) Angola, 330.
111. (125) Moçambique, 317.
146. (141) Guiné-Bissau, 207.
156. (157) São Tomé e Príncipe, 170.
170. (162) Timor-Leste, 127.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Benfica da Brava aposta na juventude para ter equipa de futuro

     Esta posição foi avançada à Inforpress pelo técnico da formação encarnada, Nelson Gomes.


A equipa de futebol Benfica, de Nossa Senhora do Monte, aposta na presente temporada futebolista num conjunto de atletas bastante jovens da Brava, com vista a ganhar experiência para “ter uma equipa de futuro” nos próximos três anos.

Esta posição foi avançada à Inforpress pelo técnico da formação encarnada, Nelson Gomes, adiantando que neste momento a equipa, que encaixou duas goleadas nos jogos da Taça Brava ante as formações da Juventude da Furna e os detentores do títulos regional da Brava do Sporting, não está preocupada com os resultados.

Gomes disse que trabalha em concertação com a direção e com os atletas, sobretudo os mais jovens, de forma a iniciar um trabalho delineado e com objetivos bem claros, para que os jogadores possam ganhar maturidade.

“A minha aposta está centralizada no futuro. Estamos confiantes que com mais trabalho e mais dias de treinos apresentaremos uma equipa formada e à altura de competir em pé de igualdade com demais equipas federadas, as do nosso campeonato”, perspetivou Nelson Gomes.

Em relação à época desportiva, que já se iniciou com a realização da Taça Brava que já vai na fase das meias-finais, o treinador da equipa representativa de Nossa Senhora do Monte deixou bem claro que o seu combinado vai estar melhor preparado para competir no campeonato regional, cujo inicio está agendado para 9 de Janeiro, mas que não espera resultados imediatos.

Afirma que o Benfica da Brava detém no seu plantel “jovens capazes e inteligentes, sem qualquer vícios” e com vontade de levantar o futebol na localidade que representa, e mais dias, menos dias, representar a ilha a nível nacional.

Isto porque, atesta, a equipa já tem uma base, restando apenas um trabalho de futuro para complementar os seus planos, reconhecendo, entretanto, ter pela frente um grande desafio, porquanto praticamente trabalha sozinho na equipa técnica.

Disse que a equipa está também a trabalhar para convocar uma nova assembleia-geral eletiva, de forma a melhor se organizar e ter “mais gentes na direção” para melhor poder responder às exigências de uma competição deste nível.